sábado, 25 de agosto de 2012

Desapega-te




Vinícius Lousada

Aprende a repartir, a fim de compartires.- Joanna de Ângelis[1]


         O egoísta diz: isto é meu, minha conquista, logo, me pertence! E, assim, frui de um prazer temporário de forma solitária.
         O altruísta diz: vem meu irmão, veja o que temos, partilha comigo e convivamos bem. Desse modo, recolhe um prazer da alma, permanente, e comunga da fraternidade com o outro.
         Nossa reencarnação é um estado transitório e quando alcançarmos a condição de Espíritos Puros, por meio das vidas sucessivas, e, iluminarmo-nos plenamente, não estaremos mais fadados ao circuito de reentradas na carne.
         Fácil é perceber a transitoriedade da vida material quando, em verdade, tudo passa.
         Os bens mudam de donos e se tornam obsoletos, também, o corpo se desgasta com a enfermidade e a juventude é ouro perecível ante a inevitabilidade da velhice e da morte.
         Aliás, todos os dias marchamos para a desencarnação. Não se trata de pessimismo, é apenas a constatação de uma lei da vida.
         Entretanto, a sabedoria não está em negarmos a realidade material, mas sim em colocarmos as coisas a serviço de nossa evolução, enquanto nela estamos em trânsito.
         A posse material é empréstimo divino para que, mediante o trabalho, abençoemos nossas vidas e as daqueles que nos cercam, nas quais os valores que temos podem ajudar quando partilhados.
         Podes, desde já, vivenciar o princípio da solidariedade em prol do aprendizado do desapego. Partilha o que tens em excesso, divide aquilo no que te apegas e, mais, distribui, vez por outra, o que te pareça escasso para o uso pessoal.
         Treina o desapego com bom senso para que não te tornes um perdulário iludido com virtude que não tens.
         Contudo, não sejas sovina quando podes aliviar a dor do próximo ao partilhares do que tens – seja a tua inteligência ou o fruto de teu trabalho.
         Partilha para aprenderes a desfrutar em comensalidade fraternal.



[1] FRANCO, Divaldo. Momentos de Saúde. (Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis). Salvador/BA: LEAL, 2001, p. 46.