sábado, 27 de agosto de 2011

TERRORISMO DE NATUREZA MEDIÚNICA


Sutilmente vai-se popularizando uma forma lamentável de revelação mediúnica, valorizando as questões perturbadoras que devem receber tratamento especial, ao invés de divulgação popularesca de caráter apocalíptico.

Existe um atavismo no comportamento humano em torno do Deus temor que Jesus desmistificou, demonstrando que o Pai é todo Amor, e que o Espiritismo confirma através das suas excelentes propostas filosóficas e ético-morais, o qual deve ser examinado com imparcialidade.
Doutrina fundamentada em fatos, estudada pela razão e lógica, não admite em suas formulações esclarecedoras quaisquer tipos de superstições, que lhe tisnariam a limpidez dos conteúdos relevantes, muito menos ameaças que a imponham pelo temor, como é habitual em outros segmentos religiosos.

Durante alguns milênios o medo fez parte da divulgação do Bem, impondo vinganças celestes e desgraças a todos aqueles que discrepassem dos seus postulados, castrando a liberdade de pensamento e submetendo ao tacão da ignorância e do primitivismo cultural as mentes mais lúcidas e avançadas...

O Espiritismo é ciência que investiga e somente considera aquilo que pode ser confirmado em laboratório, que tenha caráter de revelação universal, portanto, sempre livre para a aceitação ou não por aqueles que buscam conhecer-lhe os ensinamentos. Igualmente é filosofia que esclarece e jamais apavora, explicando, através da Lei de Causa e Efeito, quem somos, de onde viemos, para onde vamos, porque sofremos, quais são as razões das penas e das amarguras humanas... De igual maneira, a sua ética-moral é totalmente fundamentada nos ensinamentos de Jesus, conforme Ele os enunciou e os viveu, proporcionando a religiosidade que integra a criatura na ternura do seu Criador, sendo de simples e fácil formulação.

Jamais se utiliza das tradições míticas greco-romanas, quais as das Parcas, sempre tecendo tragédias para os seres humanos, ou de outras quaisquer remanescentes das religiões ortodoxas decadentes, algumas das quais hoje estão reformuladas na apresentação, mantendo, porém, os mesmos conteúdos ameaçadores. De maneira sistemática e contínua, vêm-se tornando comuns algumas pseudorrevelações alarmantes, substituindo as figuras mitológicas de Satanás, do Diabo, do Inferno, do Purgatório, por Dragões, Organizações demoníacas, regiões punitivas atemorizantes, em detrimento do amor e da misericórdia de Deus que vigem em toda parte.

Certamente existem personificações do Mal além das fronteiras físicas, que se comprazem em afligir as criaturas descuidadas, assim como lugares de purificação depois das fronteiras de cinza do corpo somático, todos, no entanto, transitórios, como ensaios para a aprendizagem do Bem e sua fixação nos painéis da mente e do comportamento.

O Espiritismo ressuscita a esperança e amplia os horizontes do conhecimento exatamente para facultar ao ser humano o entendimento a respeito da vida e de como comportar-se dignamente ante as situações dolorosas. As suas revelações objetivam esclarecer as mentes, retirando a névoa da ignorância que ainda permanece impedindo o discernimento de muitas pessoas em torno dos objetivos essenciais da existência carnal.

Da mesma forma como não se deve enganar os candidatos ao estudo espírita, a respeito das regiões celestes que os aguardam, desbordando em fantasias infantis, não é correto derrapar nas ameaças em torno de fetiches, magias e soluções miraculosas para os problemas humanos, recorrendo-se ao animismo africanista, de diversos povos e às suas superstições. No passado, em pleno período medieval, as crenças em torno dos fenômenos mediúnicos revestiam-se de místicas e de cerimônias cabalísticas, propondo a libertação dos incautos e perversos das situações perniciosas em que transitavam.

O Espiritismo, iluminando as trevas que permanecem dominando incontáveis mentes, desvela o futuro que a todos aguarda, rico de bênçãos e de oportunidades de crescimento intelecto-moral, oferecendo os instrumentos hábeis para o êxito em todos os cometimentos.

A sua psicologia é fértil de lições libertadoras dos conflitos que remanescem das existências passadas, de terapêuticas especiais para o enfrentamento com os adversários espirituais que procedem do ontem perturbador, de recursos simples e de fácil aplicação.

A simples mudança mental para melhor proporciona ao indivíduo a conquista do equilíbrio perdido, facultando-lhe a adoção de comportamentos saudáveis que se encontram exarados em O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, verdadeiro tratado de eficiente psicoterapia ao alcance de todos que se interessem pela conquista da saúde integral e da alegria de viver.
Após a façanha de haver matado a morte, o conhecimento do Espiritismo faculta a perfeita integração da criatura com a sociedade, vivendo de maneira harmônica em todo momento, onde quer que se encontre, liberada de receios injustificáveis e sintonizada com as bênçãos que defluem da misericórdia divina.

A mediunidade, desse modo, a serviço de Jesus, é veículo de luz, de seriedade, dignificando o seu instrumento e enriquecendo de esperança e de felicidade todos aqueles que se lhe acercam.

Jamais a mediunidade séria estará a serviço dos Espíritos zombeteiros, levianos, críticos contumazes de tudo e de todos que não anuem com as suas informações vulgares, devendo tornar-se instrumento de conforto moral e de instrução grave, trabalhando a construção de mulheres e de homens sérios que se fascinem com o Espiritismo e tornem as suas existências úteis e enobrecidas.

Esses Espíritos burlões e pseudossábios devem ser esclarecidos e orientados à mudança de comportamento, depois de demonstrado que não lhes obedecemos, nem lhes aceitamos as sugestões doentias, mentirosas e apavorantes com as histórias infantis sobre as catástrofes que sempre existiram, com as informações sobre o fim do mundo, com as tramas intérminas a que se entregam para seduzir e conduzir os ingênuos que se lhes submetem facilmente...

O conhecimento real do Espiritismo é o antídoto para essa onda de revelações atemorizantes, que se espalha como um bafio pestilencial, tentando mesclar-se aos paradigmas espíritas que demonstraram desde o seu surgimento a legitimidade de que são portadores, confirmando o Consolador que Jesus prometeu aos seus discípulos e se materializou na incomparável Doutrina.

Ante informações mediúnicas desastrosas ou sublimes, um método eficaz existe para a avaliação correta em torno da sua legitimidade, que é a universalidade do ensino, conforme estabeleceu o preclaro Codificador.

Desse modo, utilizando-se da caridade como guia, da oração como instrumento de iluminação e do conhecimento como recurso de libertação, os adeptos sinceros do Espiritismo não se devem deixar influenciar pelo moderno terrorismo de natureza mediúnica, encarregado de amedrontar, quando o objetivo máximo da Doutrina é libertar os seus adeptos, a fim de os tornar felizes.

Vianna de Carvalho

(Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, no dia 7 de dezembro de 2009, durante o período de realização do XVII Congresso Espírita Nacional, em Calpe, Espanha.). publicado originalmente em O Reformador.

sábado, 20 de agosto de 2011



A UNIÃO ESPÍRITA BAGEENSE - CAMINHO DA LUZ tem a honra de convidá-los para as atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência a realizar-se de 21 a 28 de Agosto de 2011, conforme o cronograma a seguir.


Contamos com a presença de todos, pois é muito importante para nós!


Participem conosco!


A Instituição localiza-se na Av. Gen. Osório, nº 2478, em Bagé-RS. O telefone para contato é (53) 32403500.
________________________________________________________________


21 de agosto:
- DOMINGO - 16 horas - Palestra de abertura com VINÍCIUS LIMA LOUSADA, licenciado em Pedagogia (FURG), Mestre e Doutorando em Educação (UFRGS), servidor da Doutrina Espírita, atua no quadro da FERGS (Federação Espírita do Rio Grande do Sul), como palestrante, escritor e facilitador de grupo de estudos, cursos e seminários. TEMA: A EDUCAÇÃO EM TEMPO DE TRANSIÇÃO PLANETÁRIA. LOCAL: Salão de Atos da Instituição.


22 de agosto:
- SEGUNDA-FEIRA - 09 horas - JOGOS DE FUTSAL INTEGRATIVOS. Participação das escolas: EEEF FÉLIX CONTREIRAS RODRIGUES, EMEF MESTRE PORTO, CAMINHO DA LUZ E CAPS II.
SEGUNDA-FEIRA - 14h30min - OFICINAS: A INCLUSÃO ATRAVÉS DA ARTE. Professora de Ed. Artística - SANLAI MARINHO. HERNANDES COUGO E THEO GOMES- Artista Revelação.


23 de agosto:
- TERÇA-FEIRA - Manhã e Tarde - BRINQUEDOS - Dia de Recreação em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer.
- TERÇA-FEIRA - 14h - PALESTRA SOBRE "BULLING" com a Profª CLÁUDIA MOSCARELLI CORRAL (Profª da URCAMP e UERGS - Mestre em Saúde Pública)


24 de agosto:
- QUARTA-FEIRA - 09h30min - PALESTRA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS com a Profª CLÁUDIA IRIZAGA GONÇALVES, professora da Rede Pública de Ensino e Diretora da Escola Estadual Justino Quintana, trabalhadora da Casa Espírita Vicente de Paula.
- QUARTA-FEIRA - 14h - Apresentação do grupo Caminho da Luz no Instituto Municipal de Belas Artes.


25 de agosto:
- QUINTA-FEIRA - Tarde - EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DAS OFICINAS NO CORETO - Praça Silveira Martins.


26 de agosto:
- SEXTA-FEIRA - 14h - APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS NO GINÁSIO CAMINHO DA LUZ - Pedro Sá e Grupo de Amigos - Música Tradicionalista; Academia Biocenter; Oficina de Dança Caminho da Luz - Professoras Maximira Viana e Celusa Sabreda; show de mágica - Prof. Cesar Palomeque.


28 de agosto:
- DOMINGO - 16 horas - PALESTRA DE ENCERRAMENTO com MARIA ELISABETH BARBIERI, bacharel em Direito, servidora da Justiça Federal aposentada e Presidente da FERGS (Federação Espírita do Rio Grande do Sul). TEMA: SOMOS IMORTAIS. Local: Salão de Atos da Instituição.


"Quando perdemos o direito de ser diferentes perdemos o privilégio de sermos livres". (Anônimo)

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

OS QUE SE DEDICAM AS COISAS ESPIRITUAIS - Emmanuel


Nunca nos cansaremos de repetir que a existência no orbe terreno constitui, para as almas mais ou menos evolvidas, um estágio de aprendizado ou degredo; junto desses seres sensíveis, vivem os espíritos retardados no seu adiantamento e aqueles que se encontram no inicio da evolução.

Para todos, porém, a luta é a lei purificadora.

Os que vivem com mais dedicação às coisas do Espírito, esses encontram maiores elementos de paz e felicidade no futuro; para eles, que sofreram mais em razão do seu afastamento da vida mundana, a morte é um remanso de tranqüilidade e de esperança.

Encontrarão a paz ambicionada nos seus dias de lágrimas torturantes, e sociedades esclarecidas os esperam em seu seio, para celebrarem dignamente os seus atos de heroísmo na tarefa árdua de resistência às inúmeras seduções que a existência planetária oferece.

(Do Livro "Emmanuel", psicografado por Chico Xavier)