quinta-feira, 8 de julho de 2010

O que ensina o Espiritismo?


Vinícius Lousada



Para responder a pergunta é importante esclarecer que o Espiritismo é uma doutrina filosófica e moral nascida em meados do séc. XIX, sendo fruto do trabalho científico do Prof. Rivail, pedagogo francês e discípulo de Pestalozzi, que se ocupou de investigar o fenômeno espírita e dele extrair – pela narrativa dos habitantes do mundo dos Espíritos que nos cerca – o conjunto de ensinamentos dos Espíritos Superiores.

Desse modo, o leitor já pode deduzir que o Espiritismo tem por princípio filosófico a imortalidade da alma, tanto quanto, a comunicabilidade entre os que jazem na carne e os que já partiram para a vida espiritual. Não se trata de mera especulação, é o exercício da mediunidade, ao longo da História da humanidade, que indica a inexistência da morte e a realidade existencial de além túmulo, onde cada um experimenta no tribunal da própria consciência o fruto de suas ações.

Somos Espíritos transitoriamente mergulhados pelo mecanismo da reencarnação num corpo físico, vivendo uma experiência corpórea entre tantas vividas e outras mais que viveremos em prol de nossa ascensão espiritual, num crescente aprendizado das leis morais da vida, ou seja, das diretrizes do Pai Celestial.

O corpo é uma abençoada roupagem que merece cuidado e gratidão, no entanto, as nossas riquezas maiores superam as coisas impermanentes, são as da inteligência e do sentimento que deverão ser cultivadas para que em nós brilhe a luz do bem.

Nossa família é um excelente educandário, na configuração que ela se apresentar. É nesse laboratório de sociabilidade transcendente que aprendemos a lição da cooperação e do amor. O Espiritismo nos ensina a amar a nossa família, valorizando-a.

Com Kardec, Deus passa a ser compreendido como a Inteligência Suprema, Causa Primeira de todas as coisas, de todas as casas planetárias no Universo, cuidando de tudo e todos, sem as predileções pintadas pela religiosidade matizada de imperfeições.