domingo, 28 de junho de 2009

O que é o Espiritismo?




Introdução ao conhecimento do mundo invisível ou dos Espíritos, contendo os princípios fundamentais da doutrina e a resposta a algumas objeções prejudiciais.


por ALLAN KARDEC

Autor do Livro dos Espíritos e diretor da Revista Espírita
Grand in-8.º Preço: 60 c. (1)

As pessoas que só possuem do Espiritismo um conhecimen­to superficial são naturalmente levadas a fazer certas pergun­tas, cujo estudo completo lhes daria sem dúvida a solução; mas lhes falta tempo e, muitas vezes, vontade para se entregarem a observações seguidas. Desejariam, antes de empreender essa tarefa, ao menos saber do que se trata e se vale a pena disto nos ocuparmos. Assim, pareceu-nos útil apresentar, num qua­dro restrito, a resposta a algumas perguntas fundamentais, que nos são dirigidas diariamente. Para o leitor será uma primeira iniciação e, para nós, tempo ganho pela dispensa de constante repetição das mesmas coisas. A forma de diálogo nos pareceu mais conveniente, porque não tem a aridez da forma puramente dogmática.

Terminamos essa introdução por um resumo que permitirá, numa leitura rápida, apreender o conjunto dos princípios funda­mentais da Ciência. Aqueles que, depois dessa curta exposição, julgarem o assunto digno de sua atenção, poderão aprofundar-se com conhecimento de causa. Na maioria das vezes as objeções nascem das idéias falsas que adquirimos a priori sobre aquilo que não conhecemos. Retificar tais idéias é ir contra as objeções: esse o objetivo a que nos propusemos, ao publicar este opúsculo.

Nele as pessoas estranhas ao Espiritismo encontrarão os meios de, em pouco tempo e com pouca despesa, adquirir uma idéia do assunto; as que já são iniciadas, a maneira de resolver as principais dificuldades que lhes são propostas. Contamos com o concurso de todos os amigos desta ciência, auxiliando a divul­gação desse curto resumo.

(1) Todas as obras do Sr. Allan Kardec se acham nas casas Ledoyen, ***Dentu na redação da Revisto.
(Extraído da Revista Espírita, julho de 1859)