segunda-feira, 28 de junho de 2010

Para ler com a razão enamorada da emoção

Vinícius Lousada



O Evangelho segundo o Espiritismo consiste num livro publicado por Allan Kardec em abril de 1864. Lendo-o, em especial na parte explicativa sobre o objetivo da obra, somos capazes de vislumbrar um horizonte diferente do pensamento religioso tradicional em relação ao que diz respeito ao Cristo e à sua mensagem.


Teólogos e exegetas bíblicos se ocupam em auferir bases evangélicas aos dogmas das mais diversas seitas e igrejas nas palavras e atos de Jesus de Nazaré, prendendo-se à letra das escrituras na forma de seu entendimento.


Pesquisadores de áreas variadas têm por objeto de investigação vestígios arqueológicos e históricos de Jesus, delineando traços das condições étnicas, culturais e aspectos factuais em torno da personalidade Dele.


Já, o código de vida publicado pelo Codificador do Espiritismo se atém ao Evangelho mesmo, ou seja, ao conteúdo moral dos ensinamentos de Jesus.


Aliás, a Filosofia Espírita preconiza essa moral como a mais excelente para que a criatura humana viva sob a égide de uma ética da virtude, em sintonia com as Leis de Deus, construindo nas paragens terrenas um tempo de espiritualização que, diga-se de passagem, se inicia no coração de cada indivíduo que a compreende.


Kardec objetivava, com esse livro, apresentar um código de moral universal, “sem distinção de culto”(1) , a ser aplicado no cotidiano, conforme as lições do Mestre. Portando, caso você queira conhecer esse aspecto moral do Espiritismo leia o supracitado livro, mas faça isso com a razão enamorada da emoção saudável.

 


(1)KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 112. ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1996, p. 26

Publicado no jornal Diário Popular de Pelotas do dia 27 de junho de 2010.